Na extensão em Marketing Pessoal, promovida pelo curso de Administração da Barros Melo nos dias 10 e 11 deste mês, o professor Ricardo Soares fez uma explanação geral sobre o marketing tradicional e suas variações. O objetivo, segundo o especialista em gestão de pessoas, foi o de ambientar o público presente, vindo de vários cursos e áreas de atuação.
Durante a palestra, Soares afirmou que a idéia principal do marketing, antes de tudo, “é a associação entre o lucro da empresa e a satisfação do cliente”. A partir desse princípio, tem-se que entender que o marketing pessoal é apenas uma aplicação da definição tradicional. Segundo o professor, o profissional de hoje atua em um mundo globalizado e, conseqüentemente, ele deve se imaginar como um produto.
“É necessário descobrir qual o seu diferencial para o mercado de trabalho. Conheça suas aptidões. Comece a se conhecer para assim ter condições de gerar uma vantagem competitiva”, indica Soares. Saber o que as pessoas e o mercado necessitam são fundamentais para criar uma estratégia de ação, segundo o Ricardo.
Dentre as dicas ensinadas no segundo dia do evento, o professor ressaltou um item fundamental do marketing pessoal: “É importante criar uma marca forte. Para isso não basta apenas vestir-se bem, é preciso ter conhecimento com qualidade. Sem leitura e informação, ninguém consegue ir adiante”, alerta.
Leia algumas dicas de Ricardo Soares:
1. Saúde é fundamental para o bem-estar. Cuidar da alimentação e ter uma vida saudável ajuda a ter energia e disposição;
2. Durma sempre o necessário para relaxar o corpo e não amanhecer cansado. A ansiedade deve ser tratada como doença;
3. Seja sua própria mãe. Tente se controlar para não fazer as coisas que você sabe que são erradas. Você já é adulto para saber o que é prejudicial ou não;
4. Invista em seu visual, na sua ‘embalagem’, mas sem esquecer o lado intelectual;
5. Mantenha cabelos e unhas sempre cortados;
6. Faça a barba diariamente e não abuse da maquiagem;
7. Cuide bem dos seus dentes;
8. Invista em seu currículo. Imprima um currículo para cada empresa visitada. Elimine dados desnecessários como CPF, RG, filiação. A foto é importante e deve ser escaneada;
9. Formação acima da média. A reciclagem é de fundamental importância, como também dominar três idiomas, saber informática e ter noções de marketing;
10. Valorize a sua pessoa;
11. Seja organizado;
12. Estar sempre de bom humor.
voltar