O docente é economista e participou do programa temático
O São João está presente de maneira expressiva no Nordeste do Brasil, e Pernambuco é um dos estados onde a comemoração é mais forte. As festas juninas movimentam a economia local, especialmente através do comércio e dos serviços, e é preciso ficar atento para se planejar e não gastar além do que se pode com as ofertas do período.
O programa Globo Comunidade, que foi ao ar no domingo (09/06), na Rede Globo Nordeste, abordou o assunto, tendo como convidado o economista e professor das Faculdades Integradas Barros Melo (AEOS), Hugo Albuquerque. Além dele, participaram da entrevista o produtor cultural, Alexandre Spain, e a analista do Sebrae-PE, Maria Josiana Ferreira. A conversa foi apresentada pela jornalista Bianka Carvalho.
De acordo com o professor Hugo, o São João, assim como outras datas comemorativas, é uma época em que se gasta muito. “É importante que os consumidores consigam entender em que momento financeiro eles estão para não enfiar os pés pelas mãos e se endividarem. Se a pessoa tem muitos débitos, é preciso reduzir isso. Não adianta querer aproveitar todas as festas e se prejudicar”, comenta. O primeiro passo, segundo ele, é saber quais são os rendimentos fixos. “O ideal é que seja feito um planejamento financeiro individual, uma programação de alguns meses antes, para garantir viagens ou outros tipos de lazer na temporada”, completa.
O economista sugeriu eventos gratuitos e encontros organizados em casa, entre familiares e amigos, como alternativa para gastar menos. Além disso, ele apontou o uso de aplicativos e planilhas, ou mesmo, anotações, a fim de organizar os custos gerais e aproveitar os festejos juninos com a saúde financeira em dia. A entrevista completa está disponível no
Globo Play.
entrevista -
imprensa -
AESOnamídia -
voltar