André Regis, centista político, professor e um dos coordenadores do Núcleo de Pesquisa da Aeso, foi entrevistado pelo jornalista Magno Martins na Rádio Folha. A entrevista girou em torno do trabalho desenvolvido pelo professor sobre o federalismo brasileiro, especialmente no mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Durante a conversa, o professor contou que levou três anos fazendo a pesquisa e nesse período entrevistou tanto o próprio FHC como também seus auxiliares. Ele falou sobre os aspectos que mudaram após o governo do PSDB e quais mudanças continuam válidas até hoje. Na idéia central do trabalho está a demonstração de que o federalismo brasileiro mudou muito de forma indireta, que deram um novo desenho federativo ao País.
O professor explicou as mudanças na esfera federal e classificou as mesmas em boas ou ruins. Segundo Régis, essas modificações acontecidas no Governo FHC implicaram na diminuição dos poderes dos governadores. Outro ponto interessante do programa foi quando o cientista político fez uma avaliação do governo atual, traçando um paralelo com o anterior. Segundo ele, muitos dos mecanismos de funcionamento do sistema federativo brasileiro, criados a partir do governo FHC, estão sendo mantidos na gestão de Lula.
No início deste mês André Régis apresentou sua pesquisa na Conferência Anual da Midwest Political Science Association – um dos maiores encontros de ciência política do mundo – em Chicago, nos Estados Unidos.
Por Danúbia Julião
voltar