Outubro Rosa
Outubro Rosa
Homens também precisam estar atentos
O Outubro Rosa é o movimento que visa a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
A campanha do surgiu na década de 90, nos Estados Unidos. No Brasil, em 2018, a Lei N° 13.733 foi instituída, determinando outubro como o mês oficial para a conscientização.
Durante esse período, entidades procuram, através de campanhas, divulgar informações a fim de diminuir os casos e a taxa de mortalidade pela doença.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou um risco de 66,54 casos de câncer de mama a cada 100 mil mulheres.
No Brasil, o câncer de mama é o tipo que mais mata no sexo feminino, com as maiores taxas registradas nas regiões Sul e Sudeste.
O câncer de mama pode estar atrelado a diversos motivos. Idade, histórico familiar, história reprodutiva, e também fatores externos, como: consumo excessivo de bebida alcoólica, sobrepeso, sedentarismo e exposição à radiação ionizante.
O Ministério da Saúde recomenda que todas as mulheres, a partir dos 49 anos de idade, façam a mamografia periodicamente. Além disso, é essencial realizar o autoexame, para identificar sintomas que podem ser sinais da doença.
São alguns deles:
Apesar de ser uma doença que atinge mais mulheres, é necessário também o alerta por parte dos homens, pois eles possuem glândulas mamárias e hormônios femininos, ainda que em pequenas quantidades, mas onde o câncer também pode se reproduzir.
O diagnóstico precoce é fundamental. Quanto mais rápido for detectado, mais fácil será para agir e evitar que a doença entre em metástase e também aumenta consideravelmente as chances de cura.