Filme pernambucano, de Paulo Caldas e Marcelo Luna, retrata realidade social dos subúrbios
Em 1996, O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o mais respaldado do País, viu nascer (e premiou) O baile perfumado, longa-metragem símbolo de uma nova realidade para o cinema, feito em Pernambuco. Mas, naquele momento, a pergunta que se fazia era: o que virá depois? Veio o documentário O rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas (2000), também dirigido por Paulo Caldas, desta vez em parceria com Marcelo Luna.
Nesta quinta-feira (12), às 11h, o Cineclube VENTURA promove sessão deste trabalho, que se propõe acompanhar dois personagens reais de uma mesma origem e realidade social, mas com trajetórias bem distintas na vida.
Eles são Helinho e Garnizé. Ambos formam o eixo do enredo, sendo Helinho, 21 anos, um justiceiro conhecido na comunidade como “O Pequeno Príncipe”, acusado de matar 65 bandidos no município de Camaragibe (PE) e em bairros de subúrbio.
O outro é Garnizé, 26 anos, músico e componente da banda de rap “Faces do Subúrbio”, militante político e líder comunitário em Camaragibe, a favor da cultura para enfrentar a difícil sobrevivência na área. São dois jovens de uma mesma periferia, com vidas cruzadas pelo mesmo tema: a violência urbana.
MAIS SOBRE O FILME
O rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas participou do Festival de Havana e levou o prêmio Grand Coral como Melhor Documentário, e do Festival de Cinema de Cuiabá, vencendo na categoria de Melhor Direção.
CINECLUBE VENTURA
As próximas sessões do Cineclube VENTURA estão agendadas para 26 de abril, e 10 e 24 de maio. A programação será divulgada posteriormente. O nome do cineclube da AESO-Barros Melo é uma homenagem ao filme pernambucano Dança, amor e ventura (1927), de Ary Severo, rodado dentro do período conhecido como Ciclo do Recife.
Serviço:
Cineclube VENTURA Sessão #3
Quando: quinta-feira (12), às 11h.
Filme: O rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas (Bra., 2000), de Paulo Caldas e Marcelo Luna. 73 min.
Local: Cineteatro das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) (Av. Transamérica, 405 – Jardim Brasil, Olinda).
Informações: 2128-9784
ABERTO AO PÚBLICO