Os encontros, com exibição de filmes, acontecem nas quintas-feiras
No próximo dia 28 de abril, a sessão de cinema vai ser especial nas Faculdades Integradas Barros Melo (AESO). Acontece na instituição, a inauguração do “Cineclube Jairo Ferreira”, a partir das 11h. O evento conta com a exibição do filme "Bang Bang", de Andrea Tonacci; e debate com o cineasta Renato Coelho. Os encontros, com exibições de diversos filmes, acontecem nas quintas-feiras, na Videoteca 1.
Voltado para alunos, profissionais da área e amantes do cinema, os eventos visam fomentar discussões, debates e produção de textos sobre cinema, com participação dos alunos que dirigem e programam o cineclube. “É uma iniciativa fundamental na formação de público no âmbito acadêmico, e externo, servindo como uma introdução ao gigantesco universo da cinematografia nacional, antiga, e recente.”, comenta Paolo Gregori.
Renato Coelho é cineasta, mestre e doutorando em cinema pela Unicamp, especialista na obra de Jairo Ferreira e Luiz Rosemberg Filho, dos quais organizou mostras no CCBB e Caixa Cultural. Seu filme mais recente, "Trem", ganhou o prêmio Kodak de Curta Metragem nos Estados Unidos. Coelho lança, no próximo mês, livro sobre Jairo Ferreira, pela Editora Alameda.
Jairo Ferreira (1945 - 2003) foi um dos expoentes mais significativos do cinema experimental e autoral brasileiro, entre as décadas de 60 e 2000, tendo dirigido mais de 20 filmes. Enquanto crítico de cinema, escreveu mais de dois mil textos, tendo publicado uma das bíblias do cinema brasileiro, o livro "Cinema de Invenção", de 1986, com previsão de lançamento de uma terceira edição comemorativa dos seus 30 anos, ainda este ano, pela Azougue Editorial, com texto introdutório de Renato Coelho.