O jornalista Francisco José contou os desafios, segredos e grandes realizações dos 40 anos de carreira em um livro. O cearense, radicado em Pernambuco, faz o lançamento da publicação "40 anos no Ar", da Globo Livros, no dia 10 de fevereiro, no Cineteatro da AESO-Barros Melo, a partir das 9h. Durante o evento, gratuito e aberto ao público, Francisco José conversa sobre a obra, responde à perguntas e autografa exemplares. O evento também marca o lançamento da Revista Pandora, publicação universitária assinada pelos estudantes de Jornalismo da Barros Melo.
Inscreva-se para o evento.O perfil humanista e o espírito aventureiro levaram Chico José a percorrer o mundo, de um extremo a outro do planeta, atrás de boas histórias para contar aos brasileiros. Ao longo de sua vasta carreira, ele foi defensor incansável da causa indígena, filmou pela primeira vez espécies ameaçadas de extinção e foi um dos responsáveis por revelar Fernando de Noronha, um patrimônio natural da humanidade, para o mundo. Além disso, comandou por trinta anos os debates políticos da Globo Nordeste e por meio de suas famosas transmissões do carnaval de rua de Recife e Olinda tornou-se um dos maiores divulgadores da cultura pernambucana para o restante do país.
Em "40 anos no ar", Francisco José também relembra momentos tensos de sua trajetória jornalística, como a cobertura da Guerra das Malvinas, conflito militar entre Argentina e Reino Unido, ocorrido entre 2 de abril e 14 de junho de 1982, quando foi um dos poucos jornalistas estrangeiros infiltrados no campo de batalha. Chico também relata a cobertura de um dos primeiros grandes assaltos a banco ocorridos no Brasil, na década de 1980, em que se ofereceu para substituir uma refém e foi levado como prisioneiro pelos bandidos, em uma perseguição que durou horas pelas estradas nordestinas. Outra passagem narrada no livro fala da reportagem sobre a visita histórica do papa João Paulo II à Coréia do Sul e à Tailândia, em 1984.
O prefácio é assinado pela jornalista da TV Globo Sonia Bridi, e a orelha pelo repórter especial Marcello Canellas.
REVISTA PANDORA - Os professores do curso de Jornalismo da AESO-Barros Melo vão apresentar a primeira edição da Revista Pandora. O trabalho é produzido pela equipe de estudantes do Núcleo de Jornalismo e diagramada pelo Laboratório de Impresso das Faculdades Integradas Barros Melo. Tem formato inovador e textos leves. A revista é semestral e temática.
ServiçoLançamento: "40 anos no ar" e Revista Pandora
Dia: 10 de fevereiro (sexta-feira), às 9h
Local: Cineteatro das Faculdades Integradas Barros Melo
Informações 2128-9797
Ficha técnica Título: 40 anos no ar
Autor: Francisco José
Gênero: Biografia
Páginas: 246 Formato: 16 x 23
ISBN: 978-85-250-6269-7
Preço: R$ 39,90 (dinheiro e cartão de crédito)
Editora: Globo Livros