Egressa da UNIAESO, Maíra Gamarra promove Residência fotográfica gratuita no Nordeste do Brasil

novembro. 30, 2021

O projeto Mira Latina, nascido em Pernambuco, vai selecionar participantes para imersão artística presencial de 20 dias no litoral de de Alagoas

Da assessoria de imprensa

Após promover um intercâmbio de criação fotográfica entre pernambucanos e bolivianos, cujo resultado está permanentemente exposto na plataforma virtual Mira Latina Lab, o projeto Mira Latina, criado pela egressa de Fotografia da UNIAESO, Maíra Gamarra, realizará sua primeira residência artística presencial no Nordeste brasileiro, em janeiro, no litoral Norte de Alagoas. As inscrições para a iniciativa gratuita estão abertas até o dia 05 de dezembro de forma on-line em linktr.ee/miralatinalab. Serão selecionados oito participantes latino-americanos para o programa intensivo, que terá duração de 20 dias na praia de São Miguel dos Milagres.

A programação da Residência Mira Latina inclui, entre outras atividades, acompanhamentos individuais, ciclo de diálogos com artistas e curadores, e uma intervenção urbana coletiva na cidade ao final da imersão. Podem se inscrever fotógrafas, fotógrafos, artistas e pessoas em geral maiores de 18 anos que utilizem a fotografia como linguagem e queiram desenvolver uma ideia ou projeto durante a Residência, que vai de 10 a 31 de janeiro de 2022 e será realizada nos idiomas português, espanhol e “portuñol”.

“Os participantes farão uma imersão em processos criativos, reflexivos e críticos, num ambiente preparado para fomentar colaborações entre suas pesquisas e experimentações e o compartilhamento das suas trajetórias”, explica Maíra. O resultado da seleção será divulgado até o dia 10 de dezembro. A Residência é subsidiada pela Lei Aldir Blanc (nº 14.017/2020).

A iniciativa faz parte do projeto Mira Latina, iniciado em Pernambuco em 2016 a partir do apoio do Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura), do Governo de Pernambuco. Sob a idealização e curadoria de Maíra Gamarra, promove ações e experiências artísticas para impulsionar novos espaços de diálogo e redes entre criadores de diferentes países da região.

Sobre Maíra Gamarra – Idealizadora e curadora do Mira Latina, a fotógrafa e pesquisadora alagoana Maíra Gamarra é graduada em fotografia e mestra em Estudos Latino-Americanos. Foi coordenadora de operações do Museu Paço do Frevo e gerente de projetos na Art.Monta Design, especializando-se na elaboração, gestão e montagem de eventos e exposições. Atua como pesquisadora convidada no projeto Redlafoto, do Centro de Fotografia de Montevidéu, e é cocriadora e curadora do coletivo 7Fotografia e do festival Mesa7.

É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos Imagens e Feminismos – GIF e professora no MBA Cultura Visual: Fotografia & Arte Latino-americana (Unicap). Seu trabalho está centrado na investigação sobre a fotografia latino-americana e a problematização de questões sobre as práticas e discursos fotográficos, a construção de narrativas visuais, processos criativos, gênero e descolonização da imagem.

alunos no mercado - egressa -