O documentário “Notícias de uma Guerra Particular”, de João Moreira Salles e Kátia Lund, servirá de mote para a discussão que acontecerá neste sábado (06), no Cineteatro da Barros Melo. Com o tema “Violência e Sociedade Brasileira”, alunos dos cursos de direito, comunicação social, administração e sistema de informação participarão do encontro, que começará às 8h. O evento é organizado pelo professor da faculdade, Adriano Oliveira, doutorando em ciência política e vice-coordenador do Nic - Núcleo de Instituições Coercitivas da UFPE.
Após a exibição do filme, haverá um debate com a presença dos convidados Gustavo Leal (sociólogo), dep. estadual Roberto Leandro (presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alepe), Alberto Feitosa (presidente da Associação de Oficiais e Sargentos de Pernambuco) e Ronidalva Melo (pesquisadora da Fundaj).
Resultado de dois anos de entrevistas (entre 1997 e 1998) com personagens que estão de alguma forma envolvidos ou vêem de perto a rotina do tráfico, “Notícias de uma Guerra Particular” retrata o cotidiano dos moradores e traficantes do morro da Dona Marta, no Rio de Janeiro. O documentário contrapõe a todo o momento as falas de traficantes, dos policiais e dos moradores, apresentando cenas e depoimentos desconcertantes.
voltar