Ciclo de Estudos do Som
Ciclo de Estudos do Som
O evento será aberto ao público
A primeira atividade do Ciclo de Estudos do Som ocorrerá na próxima sexta-feira (22) e será promovida pelo curso de Produção Fonográfica da UNIAESO. O evento, que será realizado no campus Recife, será aberto ao público das 14h às 17h.
O ‘Seminário de Estudos do Som’ é um ciclo de palestras, oficinas e intervenções relacionadas ao campo da sonologia, e conta com a presença de profissionais, pesquisadores e artistas de referência no campo.
Na sua primeira edição, trará o professor, compositor e artista intermídia, Paulo Amorim Filho, que abordará o tema "Ritmanálise, Mapeamento Sonoro e Notação Gráfica". O evento permitirá uma imersão teórica e prática na análise dos ritmos cotidianos e no estudo de notações espaço-temporais, sintetizadas a partir de dispositivos comuns em mapas, calendários e partituras.
A oficina será dividida em três partes:
1- Panorama teórico da ritmanálise e das possibilidades de notação sonora e visual dos ritmos cotidianos.
2 - Saída para caminhar nas imediações, observando e registrando eventos, locais e suas relações rítmicas.
3 - Confecção de uma partitura relacionada com a caminhada, que poderá incluir notações gráficas derivadas de partituras musicais, técnicas de geografia do tempo e um espelhamento num mapa sonoro virtual.
A atividade valerá carga horária de 3 horas.
A UNIAESO Recife fica localizada na Rua do Bom Jesus, nº 137.
Pedro Amorim Filho é doutor em Composição Musical pela UFBA e professor adjunto da área de Música e Cultura no Centro de Cultura Linguagens e Tecnologias Aplicadas da UFRB. Atualmente, desenvolve trabalho de pós-doutorado com o grupo de pesquisa ECOARTE-UFBA.