Esta semana a programação da Rádio Intervalo é dedicada ao cinema. Por mais simples que seja um filme, ele é constituído de imagens e de sons. As peças musicais utilizadas num filme formam a trilha sonora que tanto pode ser original como formada a partir de canções ou trechos de obras anteriores ao filme.
A trilha pode funcionar como instrumento narrativo, antecipando acontecimentos, articulando estados psicológicos, colocando em relevo o conteúdo do filme, substituindo personagens. É tão importante que nem mesmo o cinema mudo era completamente silencioso.
Muitos compositores do século XX ficaram quase exclusivamente conhecidos pelas trilhas sonoras que criaram. Na nossa programação, um pouquinho do que a música representou para o cinema de épocas e lugares distintos.
Semana Trilha Sonora / Cinema – de 06 a 09 de novembro
2ª feira – Clássicos
Singin’ in the rain – Gene Kelly (Singin’ in the rain – Stanley Donne e Gene Kelly / EUA, 1952)
As times goes by – Frank Sinatra (Casablanca – Michael Curtis / EUA, 1942)
Il buono, il brutto e il cattivo – Ennio Morricone (Il buono, il brutto e il cattivo – Sergio Leone / Itália, 1966)
3ª feira – Cinema americano
Girl, You'll Be a Woman Soon - Urge Overkill (Pulp Fiction – Quentin Tarantino / EUA, 1994)
Missão impossível – U2 (Mission: Impossible – Brian de Palma / EUA, 1996)
I’m a believer – Smash Mouth (Shrek – Andrew Adamson e Vicky Jenson / EUA, 2001)
4ª feira – Cinema Europeu
My baby just cares for me – Nina Simone (Shallow Grave – Danny Boyle / Reino Unido, 1994)
Beleville rendez vous – Benoît Charest (Les Triplettes de Beleville - Sylvain Chomet / França, 2003)
Young Americans – David Bowie (Dogville – Lars von Trier / Dinamarca, Suécia, França, Noruega, Holanda, 2003)
5ª feira – Cine Brasil
Lisbela – Los Hermanos (Lisbela e o Prisioneiro – Guel Arraes / Brasil, 2003)
Convite pra vida – Seu Jorge (Cidade de Deus – Fernando Meirelles / Brasil, 2002)
Angicos – Suba’s remix (Baile Perfumado – Paulo Caldas e Lírio Ferreira / Brasil, 1997)
6ª feira – Feriado
voltar