Os dois primeiros curtas-metragem de animação produzidos pelo Núcleo de Animação das Faculdades Integradas Barros Melo foram selecionados para participar de mais dois festivais. Depois de passar pelo Rio de Janeiro, Maranhão, Brasília, e Polônia, “A Morte do Rei de Barro” estará presente no Port City Animation Festival, nos Estados Unidos, e ainda na 1.º Mostra de Animação do Gramado Cine Vídeo. O filme “Banheiro Massa” também concorre neste. As duas produções participam da mostra competitiva, na categoria independente e gênero ficção.
O Port City Animation Festival não é uma mostra competitiva, porém, segundo Marcos Buccini, coordenador do Núcleo de Animação das Faculdades Integradas Barros Melo, “participar já é uma vitória, pois a concorrência é feroz e por este festival já passaram grandes animadores”.
A 1.º Mostra de Animação do Gramado Cine Vídeo será apresentada no 33º Festival de Cinema de Gramado e 13º Gramado Cine Vídeo. O Festival de Gramado é considerado um dos mais importantes eventos de audiovisual do País. As exibições da Mostra de Animação acontecerão no dia 17 de agosto, no Centro de Eventos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGR).
Curtas - Para os que ainda não conhecem, “A Morte do Rei de Barro” foi o primeiro filme do núcleo de animação. O curta-metragem faz uma referência a Lampião e conta a história de duas quadrilhas de cangaceiros que se enfrentam no agreste de Pernambuco. O filme foi dirigido pelos designers Plínio Uchôa e Marcos Buccini, coordenador do núcleo de animação. A direção de fotografia é do fotógrafo e coordenador do laboratório de fotografia da Barros Melo, Ricardo Bicudo. A edição de som é assinada pelo músico Léo D. Argumento e roteiro são de Uchôa.
Já o “Banheiro Massa”, trabalho do estudante de publicidade Romero da Fonte, conta a história de um homem que gosta de ler o jornal no banheiro, mas de repente escuta uma notícia assustadora no rádio, momento em que coisas estranhas e inesperadas começam a acontecer.
Os dois filmes foram produzidos com a técnica de animação stop-motion.
Danúbia Julião
voltar