Organizado pelo Centro Acadêmico XI de Agosto, o primeiro encontro com os candidatos às prefeituras da região metropolitana recebeu Pedro Mendes, vereador (PSB) e candidato à prefeitura de Olinda, e Raul Jungmann, deputado federal (PPS), que concorre ao cargo de prefeito do Recife. Para mediar o debate foi convidada a jornalista Carmen Lysia, apresentadora do programa Cotidiano da TV Tribuna.
A jornalista abriu o debate perguntando a Pedro Mendes porque ele gostaria de ser prefeito. Mendes respondeu que, baseado na sua experiência como economista, a cidade de Olinda precisa de reformulações quanto à política econômica. Segundo o candidato, a receita olindense não é suficiente para que se pague a folha e se façam os reparos urbanos necessários. Para que esta situação se inverta, na opinião do candidato, Olinda precisaria passar de uma simples cidade dormitório para uma cidade comercial, onde os impostos fossem suficientes para engordar as contas da cidade, e ser mais independente da capital.
Devido a compromissos de campanha, o candidato Raul Jungmann chegou um pouco atrasado e perdeu o início do discurso de Pedro Mendes. Jungmann se desculpou por seu atraso e, sem ter ouvido o que Mendes falara, cometeu um deslize ao dizer que o amigo concordava com o seu plano de governo: pensar na gestão da cidade do Recife integrada à região metropolitana, idéia que vai de encontro ao plano de Mendes para Olinda, embora os dois candidatos façam parte da mesma coligação.
Em seguida, Carmen Lysia passou a dirigir uma pergunta a cada candidato. Eles responderam questões sobre turismo, corrupção, ações públicas e analfabetismo digital. O debate prosseguiu com perguntas dos alunos sobre as diversas mazelas sociais das cidades irmãs. Hoje o CA prossegue o conjunto de debates com os candidatos à reeleição Luciana Santos (PC do B), de Olinda, e João Paulo (PT), do Recife.
voltar