Pré-Amp divulga atrações de sua 12ª edição
Conhecido como vitrine para artistas em início de carreira, o festival Pré-Amp, que já integra o calendário da semana pré-carnavalesca dos mais antenados no que há de novo na música pernambucana, chega a sua 12ª edição, que vai de 30 de janeiro a 1º de fevereiro. A lista de bandas selecionadas foi divulgada nesta terça-feira (13) pela produção do evento.
Uma das novidades desta edição é a alteração do local das apresentações, que passam a acontecer no Cais da Alfândega, utilizando a mesma estrutura de som, luz e palco de outro conhecido festival, o Recbeat – atendendo, assim, a uma das reivindicações das bandas, que sempre cobravam estrutura mais adequada para as apresentações.
Um júri composto por Bruno Lins (Fim de Feira), Guilherme Moura (Recife Rock e Abril Pro Rock), Tiger (Rapper), Ana Carolina (Aeso) e Kleber Magrão (Cascabulho e coletivo AMP) recebeu a missão de selecionar, entre 129 inscritos, 18 bandas de todo o Estado para compor a grade do festival competitivo. O grupo utilizou-se de critérios como criatividade, originalidade e musicalidade.
Meros Devaneios, Marsa, Kamara, Zum, Banda Raízes Curumim, Riana Oliveira e Mirael Lima, se apresentarão no dia 30 janeiro; Consciência Reggae, Clécio Rimas, D Brasa, Cássio Oli, Serrapilheira e Deriva, no sábado 31; e Coxas D’Amélia, Ganga Barreto, Sons de Varanda, Bandavoou, Arthur Fernandes e Bom Rêvê, no dia 1° de fevereiro, compõem a grade de programação do Pré-Amp 2015.
Destas, apenas seis bandas irão para a fase final, que acontece no próximo dia 6. Os finalistas serão julgados por uma comissão composta por André Brasileiro, Renato L, André Frank, Maestro Cristiano e Wellington Lima; os três primeiros colocados se apresentarão dentro da programação oficial do Carnaval do Recife 2015.
Já o primeiro lugar do festival, além da apresentação, ganha também a gravação, mixagem e prensagem de mil cópias de um CD e a oportunidade de se apresentar no Palco Pop do Festival de Inverno de Garanhuns. Outra novidade da edição é que, através de um parceria com a Gig, o festival terá também uma votação de júri popular, que irá premiar o vencedor com um vale compras de R$ 2 mil na loja de instrumentos.
OFICINAS
Além da competição, a 12ª edição do Pré-Amp conta com uma mesa de debates sobre o mercado da música em Pernambuco e uma série de oficinas. O debate tem a participação do coordenador da Associação Metropolitana do Hip Hop em Pernambuco, Sérgio Ricardo, e dos produtores Vinicius Carvalho, André Frank, Paulo André Pires e Thiago Megale, e acontece no dia 29 de janeiro, às 18h30, no Orbe Coworking, localizado no 8º andar do Edifício Pernambuco, que fica na Avenida Dantas Barreto.
Já as oficinas do Palco Escola, que anteriormente eram realizadas no Pátio de São Pedro, passam a acontecer na Faculdade Aeso Barros Melo, em Jardim Brasil 2. Estão marcadas para o período de 19 e 23 de janeiro, nos turnos da manhã (9h às 12h) e tarde (14h às 17h). A instituição recebe as seguintes oficinas: Marketing Digital, Roadie e Técnico de som, pela manhã; e Como arrumar sua banda e Elaboração de projetos, à tarde.
Para participar das oficinas, é preciso baixar a ficha de inscrição no site do festival (www.festivalpreamp.com), preencher e enviar para o e-mail musica.amp@gmail.com, além de efetuar o pagamento de uma taxa de R$ 30 por oficina. Para a locomoção até a Aeso, a instituição prometeu disponibilizar um ônibus, com saída da Praça do Derby.