Português/Aeso é campeão brasileiro juvenil feminino
Nem mesmo a pressão de um ginásio completamente lotado apoiando um adversário fortíssimo foi capaz de impedir a conquista do sexto título do Clube Português/Aeso no Campeonato Brasileiro Juvenil Feminino, na tarde deste domingo. A equipe pernambucana derrotou o paulista EC Pinheiros por 24x20 (11x9 no primeiro tempo) em pleno Ginásio Henrique Vilaboim, em São Paulo. O confronto foi um desempatem entre as equipes, que fizeram a final pelo terceiro ano consecutivo: em 2015, deu Pinheiros; em 2016, deu Português.
A final mais esperada dos últimos anos começou com o Pinheiros partindo para cima do time pernambucano. Chegou a colocar quatro gols de diferença, mas viu o Português/Aeso se encontrar, principalmente na parte defensiva, e crescer no confronto. Mesmo em momentos difíceis, como no empate em 18x18 no segundo tempo, as pernambucanas mantiveram o equilíbrio para administrar o resultado.
“O nosso time fez um campeonato espetacular. Vencemos jogos dificílimos e esta final chegou para coroar o trabalho. Mostramos mais uma vez que o Português/Aeso, mesmo com toda limitação financeira, ainda é um dos melhores clubes do Brasil. Parabéns a todas as jogadoras, que venceram de forma espetacular”, afirmou o técnico Cristiano Rocha.
Além do título, o Português/Aeso ainda contou com três jogadoras na Seleção do Brasileiro, a goleira Renata, a armadora Andrezza Paizinho, considerada a melhor jogadora do Nacional, e a ponta-esquerda Fernanda Lima. O terceiro lugar ficou com a Liga de Handebol Novo Hamburgo, do Rio Grande do Sul, que venceu o Corinthians Paulista/SP na disputa do bronze por 29x23 (11x11 no primeiro tempo).