Para evitar dívidas, é preciso controlar ânsia
Muitas vezes, a ânsia de comprar supera o necessário e extrapola o orçamento familiar. Portanto, é fundamental que o consumidor defina as prioridades e adquira produtos sem interferir na saúde financeira das contas mensais. Segundo a coordenadora da pós-graduação Estudos do Consumo da Faculdades Integradas Barros Melo (Fibam/Aeso), Izabela Domingues, o fato de as pessoas reservarem parte de seus valores e aguardarem promoção de determinada loja tem a ver com o posicionamento da marca no mercado.
“A empresa trabalha para fidelizar o público. Portanto, é crucial que a propaganda de liquidação atinja as expectativas dos clientes. Caso contrário, isso pode frustrar os consumidores e surtir negativamente para a empresa”, disse a coordenadora.
De acordo com o consultor e professor de Marketing da Faculdade Boa Viagem (FBV), Paulo Roberto Silva, as pessoas têm acreditado que consumir é sinônimo de felicidade. “O marketing legitima essa imagem. Em linhas gerais, se a pessoa perceber que está se endividando é um sinal de que não está conseguindo administrar o orçamento. É importante gerenciar o desejo e a necessidade para não ultrapassar as finanças”, assegurou o professor.