Lusas convocadas para a Seleção Brasileira
O Clube Português/Aeso liberou oito atletas e o treinador Cristiano Rocha na última fase de treinamentos da Seleção Brasileira categorias juvenil e júnior, ambas femininas, que ocorreu entre os dias 19 e 28 de fevereiro, na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Na juvenil, as convocadas foram a goleira Diana Silva, a ponta Fernanda Lima, a central Maria Pereira e a pivô Milena Menezes. Na júnior, além do treinador pernambucano, ainda fizeram parte da lista as armadoras Andrezza Paizinho e Gilvana Nogueira, e as pontas Jamily Félix e Wendy Silva. O treinamento das duas categorias tem como finalidade a preparação para a temporada 2018, que tem como principal desafio defender a hegemonia pan-americana e classificar o país para o Campeonato Mundial.
Além de buscar as medalhas internacionais, os treinadores das duas categorias tembém aproveitaram a oportunidade para começar a alinhar a filosofia e os métodos de treinamento com os da seleção adulta, criando assim um caminho bem pavimentado para a chegada das atletas novatas à equipe principal do Brasil. Para acompanhar de perto essas mudanças, o técnico espanhol Jorge Dueñas, que assumiu a seleção adulta no ano passado, acompanhou os trabalhos e observou as jogadoras.
“O Brasil há um tempo já figura entre as potências mundiais de handebol e desenvolve conceitos modernos de treinamento”, comentou Cristiano Rocha, treinador da seleção júnior e assistente de Dueñas. “Agora, vamos tentar aproximar ainda mais o trabalho da base dos conceitos que o Dueñas vai empregar no adulto. Assim, alinhando esses conceitos, essas meninas terão mais capacidade de render bem quando chegarem ao time principal”, completa ele.
As duas seleções irão defender o título pan-americano de handebol e têm como meta a conquista de mais uma medalha de ouro. O time júnior competirá em março, e o juvenil, em abril. Os campeonatos continentais distribuem vagas para os Mundiais, em julho.