Izabela Domingues e os desafios de formar novos publicitários
Dizem que a propaganda é a alma do negócio. Mas, para o renomado publicitário Nizan Guanaes, propaganda é o negócio da alma. E não é que é mesmo? Sem alma, ninguém cria um comercial de TV curioso e diferente, vira noites desenvolvendo um profundo planejamento estratégico, dá conta de formular um plano de mídia eficaz quanto tudo virou mídia e não vai mais parar de virar. Ser publicitário é ser, de corpo e alma, alguém criativo, curioso e apaixonado pelo que faz. Todos os dias do ano. Todos os segundos do dia.
Entrevista
Portal Neurônio - Quais são as principais características desses novos publicitários que acabaram de se formar e estão entrando no mercado de trabalho?
Izabela - São profissionais atentos, curiosos, conectados com o mundo digital e com a nova propaganda mundial. Tem muita gente talentosa entrando no mercado, com a cabeça aberta e muitas referências sobre mídia na atualidade.
Portal Neurônio - O que um jovem publicitário precisa ter para se dar bem fora da sala de aula?
Izabela - Propositividade e curiosidade. Ser curioso é o primeiro passo para estar sempre crescendo, abrindo os horizontes, ampliando as fronteiras. E se, além de curioso, for propositivo, não ficar parado esperando as oportunidades chegarem, não tem pra ninguém.
Portal Neurônio - Quais os desafios na hora de formar jovens que entram muito cedo na faculdade e quase sempre com uma ideia fantasiosa sobre o que é ser um publicitário?
Izabela - Dar informação, formação e criticidade. Não somente para atuarem como publicitários, mas como cidadãos do século XXI.
Portal Neurônio - Internet e tecnologia em geral já faz parte da vida dos brasileiros . A publicidade, inclusive, já se vale das redes sociais,por exemplo, como forma de aproximação com público alvo. Como as instituições de ensino vêm e acompanham essas transformações?
Izabela - O século XX foi o século da contemplação. Contemplávamos anúncios, comerciais de TV. O século XXI é o século da interação. Queremos interagir com as marcas e com as outras pessoas. As instituições de ensino superior, na sua maioria, me parecem atentas a isso e conectadas com o temo presente.
Portal Neurônio - Como você vê a publicidade hoje e os novos rumos que ela está tomando?
Izabela - A publicidade mudou muito e vai continuar mudando. Hoje é plural, colaborativa, muito mais desafiadora. A ordem é não ficar parado no tempo e no espaço.
Izabela Domingues é publicitária, doutoranda em Comunicação Social, sócia-diretora da Consumix Consultoria e coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas Aeso Barros Melo.
Da Redação do Portal Neurônio