Filme “Quarto Camarim” chega ao cineteatro da Aeso, em Olinda
O filme “Quarto Camarim”, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural, chega em Olinda, com exibição marcada para a próxima quinta-feira, dia 10 de maio, no Cineteatro das Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso), às 9h30. O filme conta a história sobre o reencontro, depois de 27 anos, da própria diretora, Camele Queiroz, com o seu tio Roniel, que é travesti e hoje se chama Luma.
O próprio cinema media a relação entre as duas. Nesse reencontro, Camele questiona se essa busca acontece por razões afetivas ou se limita ao objetivo de fazer um filme. O afeto entre ambas vai se manifestando aos poucos, tensionado pelas conversas sinceras. É um filme marcante e intenso, principalmente do ponto de vista da relação entre obra e vida.
A obra já passou por algumas capitais brasileiras, sempre em exibição única. Antes de vir para o Brasil foi apresentada em festivais internacionais no Canadá (Vancouver), Venezuela (Ilha de Maragarita) e República Dominicana (Santo Domingo). Ao todo percorrerá 14 cidades do país – Olinda já é a penúltima. Além de Camele, Fabrício Ramos também assume a direção.
Após a sessão haverá debate com a performer, Perlla Ranielly. Mulher, trans e negra, Perlla se faz presente na corroboração do pensamento contra o sistema cis-hétero-branco. Além dela, a jornalista e professora, Nataly Queiroz, enriquecerá o encontro trazendo sua experiência na ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres. O bate-papo será mediado pelo crítico e membro da Abraccine, Luiz Joaquim.