Festival com novos talentos
A competição entre novas bandas de Pernambuco começa nesta sexta-feira (30) com a abertura do Festival Pré-AMP, que acontecerá no Cais da Alfândega, a partir das 19h. Até domingo, o local irá receber 18 grupos, na disputa por uma vaga na final do dia 6 de fevereiro. Aqueles que se consagrarem entre os três primeiros lugares, irão integrar a programação oficial do Carnaval de Recife deste ano. Para o grande campeão, o evento ainda reserva outros prêmios, além do show na folia.
Nesta fase eliminatória, os grupos serão avaliados pelo júri formado por Ricardo Cacá Maia (coordenador do curso de produção fonográfica da Aeso), Gabi Apolônio (produtora musical), Adriana Leão (Altovolts), Alexandre Barros (Coisa Nostra) e um representante da Articulação Musical Pernambucana (AMP). A comissão irá classificar três dos seis finalistas, enquanto a outra metade será aprovada pelo voto popular, que será efetivado através de urnas instaladas no local.
Nesta edição, o público também terá mais poder na final, quando a banda mais votada pelos espectadores irá ganhar um vale de R$ 2 mil na loja de instrumentos musicais Gig. No entanto, a decisão final caberá ao jurado do dia 6, composto por André Brasileiro, Renato L, André Frank, Maestro Cristiano e Welington Lima. O primeiro lugar ganhará a gravação, mixagem e prensagem de mil cópias em CD, além de uma apresentação no Palco Pop do Festival de Inverno de Pernambuco.
Os melhores baixista e guitarrista da competição também serão presenteados com novos instrumentos da Gig. Esta é a 12ª edição do evento, que é realizado pela AMP, com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Recife. O festival também conta com apoio da Gig, Conservatório Musical Cristiano Cordeiro e da Aeso/Barros Melo, que disponibiliza seu estúdio para a banda campeã gravar seu disco. Todos os shows da programação são gratuitos.
Final
O dia 6 de fevereiro também contará com show da banda Francisco, que venceu o Pré-AMP de 2014 e outra atração ainda a ser confirmada. A produção do evento chegou a anunciar uma apresentação de Karina Buhr para a data, mas a cantora esclareceu que já tinha outra agenda programada para a ocasião e não poderá comparecer ao festival.
Saiba mais
Diversidade - A curadoria do festival se preocupou em contemplar diferentes estilos musicais ao escolher as 18 bandas selecionadas. O público poderá ouvir desde o rap até reggae. Também não faltará rock, destrinchada em várias linhas.
Programação
Sexta-feira (30)
Meros Devaneios
Marsa
Kamara
Zum
Banda Raízes Curumim
Riana Oliveira e Mirael Lima
Sábado (31)
Consciência Reggae
Clécio Rimas
D Brasa
Cássio Oli
Serrapilheira
Deriva
Domingo (01)
Coxas D’Ámélia
Ganga Barreto
Sons de Varanda
bandavoou
Arthur Fernandes
Bom Rêvê