Clipagens

ENTREVISTA/DANIEL DA HORA E IZABELA DOMINGUES / Publicitários e professores



Na entrevista da coluna de hoje, os publicitários e professores Daniel da Hora e Izabela Domingues, atuais presidente e diretora de Conteúdo do Clube de Criação de Pernambuco, respectivamente, falam sobre o evento 360+ Publicidade e Novas Arenas, coordenado por eles, e que acontecerá de 21 a 25 de maio no Cineteatro da Aeso/Barros Melo, com o apoio da Globo Nordeste. De acordo com Daniel e Izabela, o encontro apresentará, em cada dia do evento, um macrotema que deverá ter alguma interseção com a Propaganda. Estão na pauta os temas: Comunicação e Moda; Comunicação e Esportes; Comunicação e Entretenimento; Comunicação e Economia Criativa; Comunicação e Eventos. Saiba mais sobre o encontro acompanhando a entrevista:
Seabra Neto - Como surgiu a ideia de batizar o encontro com o nome de 360+ e qual é a proposta central do evento?
Daniel da Hora e Isabela Domingues - Vivemos um tempo em que as soluções integradas de comunicação, ou o 360º, já não têm sido a única opção quando se fala em conseguir a atenção dos públicos. Utilizando o espaço da sala de aula, a Profa. Izabela Domingues, responsável pela disciplina de Eventos, lançou o desafio aos alunos de produzirem um evento que discutisse a atividade profissional e seus desafios do momento contemporâneo. Juntamos a isso a disciplina de Campanhas (selecionada pelo Prof. Daniel da Hora) e surgiu o 360+. Assim, o evento é totalmente concebido, nomeado, pré-produzido, produzido e pós-produzido pelos alunos do 7º período de Publicidade da Aeso Barros Melo, que criaram a campanha e também se responsabilizaram pela curadoria do evento, bem como pela articulação das parcerias com grandes nomes do setor como a Globo Nordeste, o Blog Mercado no Ar, Clube de Criação de Pernambuco, GoGoJob e Grupo de Mídia PE.
Seabra - Ainda dentro desse contexto de 360+ , onde entra o tema: Publicidade e Novas Arenas; subtítulo do encontro?
Daniel e Izabela - A partir desta percepção de que o 360º pode ou deve ir além, pensou-se neste subtítulo para localizar exatamente qual a discussão que queremos apresentar: a publicidade mais interessante e instigante de hoje em dia tem se aliado a outros territórios ou arenas, como o esporte, a moda, o entretenimento, a economia criativa e a cultura. É um evento inédito em Pernambuco, articulando a publicidade com cinco setores estratégicos da economia atual no mundo inteiro.
Seabra - Qual será o foco do evento e qual público-alvo vocês esperam atingir?
Daniel e Izabela - Diante de todo este contexto, pretendemos apresentar nos cinco dias de evento um novo olhar sobre as possibilidades muito embrionárias que se apresentam a partir destas parcerias entre a Publicidade e as novas arenas da Comunicação. Cada dia o evento apresentará um macrotema que deverá ter alguma interseção com a Propaganda.
Seabra – Que macrotemas são esses e como se darão as palestras?
Daniel e Izabela – Nos cinco dias de encontro discutiremos os seguintes temas: Comunicação e Moda; Comunicação e Esportes; Comunicação e Entretenimento; Comunicação e Economia Criativa; Comunicação e Eventos. Em todos os dias teremos palestrantes especialistas e colaboradores nestes mercados, além de profissionais das melhores agências do Estado. O formato do evento também é diferenciado, já que cada palestrante terá cerca de 20 a 30 minutos para uma fala breve e depois todos se juntam num lounge para continuar o debate, sob mediação de um professor da casa. Chamamos este formato de aquário fechado.
Seabra - Um dos pilares do encontro é discutir a publicidade como uma expansão que não acontece em uma única direção esperada, mas, sim, em todas as direções possíveis. Como vocês veem hoje os avanços da publicidade pernambucana nesse aspecto?
Daniel e Izabela - De forma geral as agências tem percebido que o público está cada vez mais conectado em múltiplas plataformas e presente em muitas arenas ao mesmo tempo. Assim, temos visto muitas ações integradas no mercado local, bem como forte presença de estratégias nas redes sociais. Falta, contudo, um olhar sobre estas novas arenas e um entendimento sobre como integrá-las às estratégias de comunicação das marcas. Pernambuco tem um campo cultural e de pensamento criativo muito rico. As marcas devem se valer disso para entregar não apenas "comunicação publicitária", mas entretenimento, conteúdo e relacionamento.
Seabra - Além das palestras e mesas de discussões, quais as novas mídias e aparatos tecnológicos que o encontro pretende apresentar?
Daniel e Izabela - Estará a cargo dos convidados palestrantes interagirem com o público e apresentarem cases, ferramentas e as novidades que acharem mais pertinentes. Este desafio fica com eles.
Seabra - Vocês pretendem mostrar alguma pesquisa ou estudo recente quanto a cenário do mercado publicitário nacional e local?

Daniel e Izabela - Da mesma forma, cada convidado, ao abordar seus temas, deve apresentar dados e pesquisas para fundamentar suas falas. O time de palestrantes é muito bom e certamente trará conteúdos embasados.

Seabra - Diante desse encontro, o que os participantes podem esperar, ao longo e médio prazo, do futuro da propaganda e da publicidade produzida em Pernambuco?
Daniel e Izabela - A ideia do evento é dar o pontapé inicial sobre a discussão da ampliação dos campos da Publicidade. Mostrar como se pode expandir as estratégias de comunicação para arenas as quais o público gosta, tem relacionamento e simpatia. Mostrar como isso pode ser vantajoso para que as marcas criem relacionamento com pessoas e não mais fiquem pensando apenas em negócio para clientes. Por fim, o evento conta com apoios importantes, como o da Globo Nordeste e do Blog Mercado No Ar, do Clube de Criação de Pernambuco, do Grupo de Mídia de Pernambuco e do GoGoJob.
Seabra - Para finalizar, quando, onde e como os interessados em participar do 360+ Publicidade e Novas Arenas podem se inscrever?
Daniel e Izabela - O evento será de 21 a 25 de maio, sempre das 8h às 11h no Cineteatro da Aeso / Barros Melo. Informações e inscrições (inclusive para alunos de graduação em geral do estado que desejem certificado) através do site da faculdade: www.barrosmelo.edu.br

voltar

Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.  Política de Cookies   Política de Privacidade.
Aceitar