ENTREVISTA / IZABELA DOMINGUES
A coluna Mercado Publicitário traz hoje uma entrevista exclusiva com jornalista e publicitária Izabela Domingues, que tem uma bagagem de mais de 20 anos de atuação em agências em São Paulo e no Recife. Mestre em comunicação pela UFPE, Izabela, que atualmente coordena o curso de Publicidade e Propaganda, além do Grupo de Estudos do Consumo das Faculdades Aeso Barros Melo, falou sobre as novidades do E-Agora 2011, evento que começa hoje na Aeso, sob sua coordenação e que tem como proposta discutir a “Publicidade Digital e Tendências. A publicitária ainda faz uma avaliação da sua trajetória profissional e sobre a Consumix - Consultoria de Comunicação, Consumo e Cultura, da qual é sócia-diretora.
Seabra Neto: Como surgiu a ideia de realizar o E-agora?
Izabela Domingues: O E-agora 2011 é um evento idealizado e produzido pelos alunos do sétimo período do curso de Publicidade e Propaganda da Aeso. Surgiu dentro da disciplina Oficina de Produção de Eventos. A arena dos eventos é um das que mais ganharam força, nos últimos anos, no marketing mix dos clientes, mobilizando grandes verbas e intensificando o relacionamento das marcas com os consumidores. Desta forma, nada melhor do que unir a teoria à prática, concebendo e produzindo um evento que vai movimentar o mercado publicitário e trazer importantes reflexões sobre as grandes transformações por que passa o mundo da comunicação e do marketing na atualidade.
Seabra: O quê os estudantes podem esperar do E-Agora?
Izabela: Tanto os estudantes quanto os profissionais da área, que desejam se atualizar sobre o que acontece de mais relevante na publicidade digital e quais as suas tendências para os próximos anos, vão conhecer ótimos cases e entrar em contato com profissionais que se destacam no nosso setor.
Seabra: Quem são os palestrantes e o que eles vão trazer de novidade para o mercado publicitário de Pernambuco e para os alunos?
Izabela: São 12 palestrantes, todos eles profissionais de mercado ligados à propaganda. Alguns deles atuam no mercado e também desenvolvem um ótimo trabalho na academia, trazendo discussões de ponta, como é o caso de Rodrigo Duguay e Karla Patriota Bronzstein, ambos publicitários e professores, que vão apresentar uma pesquisa interessantíssima sobre mídias sociais baseadas em geolocalização. A programação completa está no site www.barrosmelo.edu.br. Confiram e aproveitem. Será uma oportunidade de fazermos uma imersão em temas como monitoramento de marcas, inserção das marcas nas mídias digitais, mídias sociais baseadas em geolocalização, geração de conteúdo para novas mídias, cases premiados como Bompreço/Playstation e Zignela/Trident, entre outros.
Seabra: Quais as expectativas de público do evento?
Izabela: Esperamos receber estudantes de todas as faculdades e também profissionais de mercado. Como falei, é uma oportunidade única oferecida pelas Faculdades Barros Melo ao mercado publicitário de Pernambuco. E vale lembrar que é grátis. Basta se inscrever através do site da Aeso.
Seabra: Por que o evento optou por discutir as tendências da publicidade Digital?
Izabela: Por que esse é um tema do qual não se pode escapar na atualidade e há um grande temor de muitas empresas e marcas de como lidar com ele. De muitas agências de publicidade, inclusive. O nome do evento reflete essa perplexidade e as dúvidas que nos cercam diariamente: E-agora.
Seabra: Você acredita que o mercado publicitário de Pernambuco já está preparado para a publicidade digital?
Izabela: Estamos amadurecendo cada vez mais e as marcas e os profissionais que não acordarem para isso vão ficar para trás. Vivemos um momento de muitos desafios para a publicidade e para o marketing. É hora de refletir, estudar, compreender essas novas dinâmicas e colocar em prática.
Seabra: E em relação às mídias digitais, incluindo as redes sociais, como você analisa essa nova tendência na comunicação publicitária?
Izabela: A comunicação unidirecional ficou no século XX, mas muitas marcas insistem em se comunicar com os consumidores somente desta forma. O século XXI é o século da interação, da colaboração, do compartilhamento, de dar voz a todos os consumidores e cidadãos. Veja as mobilizações geradas pelas novas mídias em países como o Egito e a Líbia ao longo de 2011. Tem muita gente se perguntando mesmo "e-agora" e não é só na propaganda, não.
Seabra: E como você ver, do lado criativo, as mídias sociais?
Izabela: Elas são um desafio para os publicitários, mas também trazem ótimas oportunidades para quem usá-las criativamente. A era da acomodação acabou. Os desafios são cada vez maiores para os publicitários e para os anunciantes.
Seabra: Com a visão de professora de Publicidade e Propaganda, como você avalia o aluno que está hoje em sala de aula?
Izabela: Muito atento, ligado, conectado. Com muitas informações ao seu redor, precisando de alguém para estimular o aprofundamento já que vivemos numa era de informações-pílulas. Hoje, o papel do professor é nortear a apreensão dos conhecimentos, estimulando o olhar crítico, a capacidade analítica e o poder criativo dos alunos. Na Aeso, os alunos são estimulados diariamente a se colocarem dessa forma no mundo e no mercado de trabalho.
Seabra: E do ponto de vista profissional, como você ver mercado publicitário de Pernambuco?
Izabela: Um mercado em franca transformação, com algumas resistências de alguns setores mais tradicionais, mas completamente antenado com o bonde da história. Vivemos a televida, como nos ensinou Manuel Castells, e a publicidade não pode ser a mesma de antes com tantas transformações radicais na forma das pessoas viverem, trabalharem, se relacionarem e consumirem.
Seabra: E por falar em mercado publicitário, como anda o seu trabalho como consultora?
Izabela: Hoje, divido meu tempo entre a academia e o mercado. Coordeno e sou professora do curso de Publicidade e Propaganda da Aeso. Também dou aulas na Universidade Católica de Pernambuco e na FBV. E tenho, claro, a Consumix, minha consultoria de criação publicitária, planejamento estratégico de comunicação e headhunting criativo. O mercado, inclusive, me pediu para oferecer esse último serviço. Hoje, estou também selecionando profissionais para as agências de publicidade e formatando equipes competitivas. Amo o que faço e me sinto muito feliz com minha atuação plural. A atuação no mercado alimenta a academia e a academia amplia o conhecimento para ser uma profissional sempre atenta às mudanças e up to date.
Seabra: Para encerrar o que te dá mais prazer ensinar ou criar? Ser professora ou publicitária?
Izabela: As duas coisas me encantam e enchem de prazer. Adoro tanto estar numa sala de aula quanto numa sala de reunião, apresentando campanhas para meus clientes em diversos lugares do Brasil, como Pernambuco, São Paulo, Paraíba e Ceará. Ensinar e aprender fazem parte do dia a dia de todos nós. E não dá para parar. Como diz o belo slogan do uísque Johnnie Walker, keep walking!
Seabra: Mais uma: Que mensagem você daria para os estudantes que querem seguir a carreira de publicitário?
Izabela: Antes de mais nada, escutem seus corações e sigam o que ele está pedindo. Ser publicitário não é fácil. Exige tempo, estudo, inteligência, atenção. Mas não existe nada melhor do que fazer o que a gente gosta. O mercado se transformou, está muito mais competitivo, mas também com muito mais oportunidades para quem deseja se lançar com garra, amor, criatividade. Sejam bem vindos!