Atletas do Português/Aeso convocadas para seleção
Com quatro atletas do Clube Português/Aeso, a equipe que representará o Brasil no Pan-Americano de Handebol Juvenil Feminino foi convocada, ontem, pelo técnico pernambucano Cristiano Rocha, também comandante do time luso.
As convocadas são: a goleira Renata Arruda, a central Andrezza Paizinho dos Santos, a armadora Iasmim Albuquerque e a ponta Jamily Félix. No total, o grupo conta com 16 jogadoras, que passarão por uma fase de treinos em Blumenau (SC) antes de encarar a competição, marcada para acontecer entre os dias 12 e 17 de abril, em Santiago, no Chile. As três primeiras colocadas estarão classificadas para o Mundial da Eslováquia, em julho.
"Fizemos três fases de treinos, sendo as duas primeiras em conjunto e com a coordenação do Morten Soubak (técnico da Seleção Adulta), e na última já tivemos um esboço da nossa equipe. Acredito que as atividades foram suficientes para observar e preparar o time. Agora vamos realizar os ajustes finais com o objetivo de fazer um bom Pan-Americano", afirmou Cristiano Rocha.
Apesar de sempre entrar como favorito em competições continentais, o Brasil está em “desvantagem” dessa vez no quesito experiência. Das 16 convocadas, apenas duas (a armadora Gabriela Bitolo, do Pinheiros/SP, e a pivô Bruna Nascimento, do Colégio Eduardo Gomes/SP) já atuaram com a camisa verde-amarela, no Pan-Americano Junior. Enquanto isso, países como Paraguai e Uruguai vêm testando seus elencos em outros eventos internacionais.
“Essa questão é muito relevante. A técnica e tática fazem a diferença, mas o emocional e a experiência também são importantes. As outras equipes saem na frente de nós nesses dois últimos pontos. Então vamos trabalhar muito a parte técnica e tática para tentar levar vantagem nesses aspectos e compensar a falta de experiência”, destacou o treinador.