Elementos de um trabalho acadêmico.jpg

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Trabalho acadêmico: conheça os elementos indispensáveis na hora de escrever seu TCC


DICAS
Institucional
novembro. 28, 2023

Confira algumas dicas importantes de como produzir um bom texto

Ao final da maioria dos cursos é necessário realizar um trabalho final, o chamado (e temido por muitos) ‘Trabalho de Conclusão de Curso’ (TCC).  Além do TCC, outras produções acadêmicas podem ser solicitadas ao longo da jornada do estudante e é preciso estar por dentro de todas as novidades das regras da ABNT, que podem ser conferidas clicando neste link.

Pensando no estudante que está começando a escrever e ainda não sabe o que colocar em cada ítem, nós preparamos com detalhes tudo o que você precisa saber sobre os elementos que compõem um trabalho acadêmico.

Antes de iniciar, é importante saber que todo trabalho é composto por três partes fundamentais: pré-textual, textual e pós-textual. Cada uma dessas possui subdivisões nas quais o estudante irá detalhar todo o trabalho.

Pré-textual

O pré-textual compreende as partes iniciais da pesquisa, nos quais estão presentes:

  • capa

  • folha de rosto

  • dedicatória (facultativo)

  • agradecimentos (facultativo)

  • resumo

  • abstract (tradução do resumo escrito em inglês)

  • lista

  • sumário

Na capa é indicado colocar informações básicas como nome da instituição ou logotipo, nome do autor ou autora, título do trabalho, subtítulo (se houver) e local e ano da entrega do documento.

A folha de rosto deve conter, além das informações que estão na capa, tipo da pesquisa, objetivo do estudo e o nome do orientador ou orientadora do trabalho.

O resumo do trabalho carrega informações importantes sobre a metodologia do trabalho, o problema de pesquisa, objetivo geral, quais resultados foram alcançados durante o desenvolvimento e as principais conclusões a serem detalhadas no trabalho.

Além disso, é recomendado que se insira de 3 a 5 palavras-chave no fim do texto que sintetizem o tema do trabalho. A lista só deve ser elaborada caso o trabalho tenha figuras, gráficos, tabelas ou siglas, por exemplo. Se houver, é recomendado que cada ítem deste seja enumerado.

Textual

Aqui é a parte onde a pesquisa terá seu desenvolvimento a partir das informações já dispostas no resumo. Para o textual, o texto deve conter:

  • introdução

  • desenvolvimento

  • conclusão

A introdução de um trabalho é o momento em que o leitor precisa entender tudo que será abordado no decorrer do texto. Para isso, é recomendável que uma boa introdução tenha um tema definido, o problema abordado na pesquisa, objetivos gerais e específicos e a metodologia utilizada na construção da pesquisa.

É no desenvolvimento onde irão constar todas as pesquisas realizadas antes da formulação do trabalho que servirão como base para a produção do texto. O recomendado é que no desenvolvimento utilize-se de referências bibliográficas atualizadas, de até 5 anos atrás.

Podem ser utilizadas como referências teses, artigos científicos, livros (versões físicas ou digitais), por exemplo. É no desenvolvimento que todas as regras de formatação descritas pela ABNT serão aplicadas. Para mais informações sobre as regras atuais, clique neste link.

A conclusão, como o nome já indica, é onde o trabalho será finalizado e todas as expectativas dos objetivos específicos devem ser relatadas. Aqui deve-se apenas relembrar as informações já ditas anteriormente e também é um espaço para sugestões do que pode ser pesquisado no tema que foi discutido ao longo do trabalho.

Pós-textual

Ao final do trabalho, vão as informações mais técnicas do trabalho como:

  • referências

  • glossário

  • apêndices

  • anexos

  • índice

As referências são inseridas logo após a conclusão e devem ser listadas na ordem alfabética, sempre respeitando o padrão de referências bibliográficas utilizado pela ABNT. O glossário é uma lista onde são explicados todos os termos técnicos utilizados no trabalho para facilitar o entendimento dos leitores.

Os apêndices são parecidos com os anexos, mas aqui eles precisam ser produzidos pelo autor do texto, o que não ocorre nos anexos, que podem ter a produção vinda de terceiros.

O índice é uma lista com os tópicos e palavras-chave utilizadas ao longo do trabalho. No caso do índice, cada item deve conter a página onde ele pode ser encontrado no texto para facilitar a busca pelo leitor.

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