AESO - Faculdades Integradas Barros Melo

Docente ganha destaque com trabalho gráfico no Brasil Design Award


Design Gráfico
dezembro. 02, 2019

Gabriela Araújo foi bronze na categoria Design Editorial, com livro Vlado

Pela segunda vez participando do Brasil Design Award, a professora Gabriela Araújo, responsável por disciplinas dos cursos de Design Gráfico, Jogos Digitais e Publicidade e Propaganda da AESO-Barros Melo, ganhou medalha de bronze na categoria Design Editorial, com o livro “Vlado” (Editora Caleidoscópio). O evento, que está na 9ª edição e é realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Design, premia os destaques criativos e inovadores do design na economia nacional. A docente também ficou entre as mais primeiras colocadas, da primeira vez que integrou a premiação.

Neste trabalho, Gabriela, em parceria com Eduardo Souza, cuidou da parte gráfica e adaptação digital das ilustrações feitas para o livro. A arte em xilogravura é de Pablo Borges, herdeiro do famoso J. Borges, um dos principais exponentes do segmento.  “A gente queria dar uma cara mais regional ao projeto e convidamos o xilogravurista Pablo Borges para ilustrar o material. Nós colorimos o trabalho dele”, conta Gabriela.

Vlado é um livro infanto-juvenil, bilingue (português/esloveno), que celebra a relação entre o Brasil e a Eslovênia e foi publicado em comemoração à abertura do Consulado em Pernambuco. Na narrativa ambientada na capital eslovena, Liubliana, a autora Bibi Fiúza (conhecida como Kuri), conta a história de um menino que queria muito um animal de estimação e o encontra na Casa da Hera. Ele decide criar uma lagartixa, que, na verdade, se trata de um filhote de dragão.

A cerimônia de Premiação do Brasil Design Award 2019 aconteceu dia 21 de novembro, no Museu da Casa Brasileira (MCB), em São Paulo. Foram premiados 340 projetos de 140 empresas. Gabriela não esteve presente no evento, mas ressalta a importância de integrar o casting. “Eu acho super-relevante participar, porque, além do contato com outros profissionais, é uma forma de posicionar o Nordeste nesse mercado. É legal ocuparmos esse espaço e conhecermos outros bons trabalhos que estão sendo desenvolvidos no país”, conclui. 

prêmio - design gráfico - ilustração -

voltar