Arte: Maria Eduarda Morato

Dia Mundial do Livro: relembre as indicações feitas pela UNIAESO

DICAS
abril. 23, 2024

Aqui no site já indicamos livros sobre vários temas e formatos

O Dia Mundial do Livro é comemorado nesta terça-feira (23), onde destaca-se a importância da leitura e conhecimento para todos. A data foi escolhida em homenagem aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que faleceram no dia 23 de abril de 1616.

Neste dia, além da homenagem, também é celebrado a diversidade literária e o incentivo à leitura, promovendo o enriquecimento intelectual de todos, principalmente em tempos onde a tecnologia se faz presente no cotidiano de grande parte da população.

Aqui na UNIAESO já indicamos alguns livros, sejam eles no formato físico ou digital, ficando a critério do leitor.

Lista de livros

Começando a lista com livros que contam a história da cultura negra no Brasil e no mundo. A lista foi publicada no Dia da Consciência Negra.

• Olhares Negros: Raça e Representação (Bell Hooks)

• Uma história feita por mãos negras (Beatriz Nascimento)

• Racismo Estrutural (Silvio Almeida)

• Uma autobiografia (Angela Davis)

• Um defeito de cor (Ana Maria Gonçalves)

Também publicamos alguns livros para ler durante as férias, mas que também podem ser lidos em qualquer época do ano:

• Flores para Algernon (Daniel Keyes)

• O Homem de Giz (C.J. Tudor)

• O Conto da Aia (Margaret Atwood)

• A Porta no Muro (H. G. Wells)

• A Mandíbula de Caim (Torquemada)

Também selecionamos alguns ebooks gratuitos na Amazon que podem ajudar no aprendizado dos estudantes de alguns cursos da UNIAESO.

• Design: tecnologia a serviço da qualidade de vida

• Introdução ao mundo do Direito

• Psicologia e Educação em Diálogo com a Teoria Histórico-Cultural e na Defesa da Humanização

• Informação, conhecimento, ação autônoma e big data: continuidade ou revolução?

• Ciranda de sons: práticas criativas em educação musical

• Mulheres em foco: construções cinematográficas brasileiras da participação política feminina

Por fim, trouxemos três livros de autores indígenas para celebrar o Dia dos Povos Indígenas. Dentre os autores estão Ailton Krenak, primeiro indígena a se tornar um imortal da Academia Brasileira de Letras.

• As Serpentes que Roubaram a Noite - Daniel Munduruku

• Ideias para Adiar o Fim do Mundo - Ailton Krenak