AESO - Faculdades Integradas Barros Melo

Professor da UFC Leonardo Buggy integra grupo dos 30 designers mais influentes do Brasil



O Prof. Leonardo Buggy, do Curso de Design e coordenador do Laboratório de Tipografia do Ceará (LTC) da Universidade Federal do Ceará, está entre os 30 designers considerados mais influentes do País. Ele está no grupo convidado para participar da mostra comemorativa dos 30 anos de criação da Associação dos Designers Gráficos do Brasil (ADG Brasil), uma das principais instituições da área na América Latina. 
 
A exposição irá reunir cartazes feitos especialmente para a ocasião e ocorrerá junto com a 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, em Curitiba (PR), de 26 de novembro a 16 de dezembro. 
 
Além de integrar a Exposição 30 Anos ADG Brasil, o professor figura na lista dos selecionados da bienal com a segunda edição de seu livro O MECOTipo, obra de referência no ensino de design. O premiado projeto gráfico dessa publicação foi desenvolvido por ele em colaboração com alunos do LTC e alguns dos melhores profissionais do mercado brasileiro. 
 
TRAJETÓRIA ‒ O Prof. Leonardo Buggy é mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em Gestão de Empresas pela Fundação Dom Cabral. Fundador da primeira digital type foundry (fundidora de tipo digital) nordestina (a Tipos do aCASO), criou o Laboratório de Impressos (Olinda), o Laboratório de Tipografia do Agreste (Caruaru) e o Laboratório de Tipografia do Ceará (Fortaleza), além de ter concebido e instalado os cursos de Design Gráfico e Design de Produto das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), em Olinda. 
 
Atualmente é professor do Curso de Design da UFC (Fortaleza), de alguns cursos de pós-graduações pelo País, conselheiro da ADG-Brasil, vice-presidente da Comissão Editorial da Serifa Fina e membro da Comissão Editorial da Estereográfica. 
 
Desenvolve ainda atividades como músico. Figura ativamente no movimento Manguebeat, tocando baixo no DMP & os Fulanos. Como artista, realiza anualmente o trabalho performático carnavalesco Sopa de letrinhas e participa do coletivo Trampo Letras & C.O. No exercício profissional, conquistou vários prêmios nacionais e internacionais e integrou inúmeros júris. Parte de sua bagagem como designer pode ser conferida em seus vários livros, entre eles O MECOTipo. 
 
Saiba mais na página do LTC no Facebook. 
 
Fonte: Prof. Leonardo Buggy, do Curso de Design e coordenador do Laboratório de Tipografia do Ceará (LTC) ‒ fone: (85) 3366 7955 / e-mail: buggy@tiposdoacaso.com.br

voltar