AESO - Faculdades Integradas Barros Melo

Português/Aeso garante vaga na Liga Nacional feminina



Time pernambucano venceu os três jogos da fase regional Nordeste e, agora, jogará pelo título nacional

O Clube Português/Aeso está classificado para a fase final da Liga Nacional Feminina de Handebol 2019. As lusas conquistaram a única vaga do Nordeste após vencer a fase regional, neste final de semana, no ginásio do Parque Santos Dumont, na Zona Sul do Recife. As lusas venceram os três jogos que disputaram com tranquilidade. O time do técnico Cristiano Rocha não encontrou dificuldade para golear o Santa Cruz (33x18), UFS/SE (53/15) e o Sport (27x16). Após levantar a taça de campeão da fase Nordeste, agora as atuais eneacampeãs brasileiras vão em busca de uma colocação melhor do que a do último ano na Liga, quando terminaram em quarto lugar.

Ao contrário do último ano, quando as equipes disputavam as oitavas de final no sistema de mata-mata, nesta temporada a Confederação Brasileira de Handebol decidiu que serão apenas seis classificados, que formarão dois grupos de três equipes na fase nacional. Os primeiros colocados de cada grupo vão disputar o título. Os segundos, o terceiro lugar. Os terceiros, a quinta colocação final.

“Essa mudança valoriza ainda mais nossa conquista deste final de semana. No último ano, se classificavam dois do Nordeste, o campeão e o vice. Hoje, somos os únicos nordestinos na Liga. Chegou a hora de toda a região se unir em uma única torcida para encerrarmos a hegemonia do Sudeste na competição”, afirmou o técnico Cristiano Rocha.

Destaques nas vitórias contra o Santa Cruz, o UFS e o Sport, a goleira Luiza Oliveira e a ponta Fernanda Lima estão mais do que garantidas na próxima etapa da competição. “Acho que todo o grupo foi muito bem. O time conseguiu fazer a leitura dos adversários rapidamente e as vitórias fluíram desde o início. Sei que não teremos facilidade na fase nacional, por isso chegou a hora de nos dedicarmos ainda mais aos treinos em busca de chegarmos à tão sonhada final da Liga” afirmou Fernanda Lima.

A data para a fase final da Liga Feminina ainda não foi definida. “Teremos o Brasileiro entre os dias 12 e 16 de novembro, em Cascavel, no Paraná. Acredito que a fase final deverá ficar para o final de novembro ou início de dezembro. Ainda faltam os classificados da região Sul/Sudeste. É bom porque podemos corrigir nossas falhas e chegarmos ainda mais fortes para a próxima e decisiva fase”, finalizou Cristiano.

Assim como o time feminino, a equipe masculina do Português/Aeso também está garantida na fase nacional da Liga. Porém a data da fase nacional ainda não está definida.

voltar