Clipagens

Debate e lançamento de livros sobre cinema em Olinda nesta quinta

As Faculdades Integradas Barros Melo promovem o lançamento de quatro livros que se debruçam sobre o som no cinema, a história da crítica cinematográfica no Brasil e o cinema de gênero

As Faculdades Integradas Barros Melo, por meio do bacharelado em Cinema e Audiovisual, promovem, nesta quinta-feira (29) o lançamento de quatro livros que se debruçam sobre o som no cinema, a história da crítica cinematográfica no Brasil e o cinema de gênero, no caso, o horror contemporâneo produzido no mundo. O evento acontece a partir das 9h30, na sala 209 da instituição de ensino e tem entrada franca.

O jornalista e professor Rodrigo Carreiro lança dois trabalhos. O primeiro – que surge como resultado de pesquisa de pós-doutorado – tem o título A pós-produção de som no audiovisual brasileiro (Editora Marca de Fantasia) e vem em formato e-Book, com download gratuito em PDF e ePub. O livro traz 12 entrevistas com profissionais brasileiros de pós-produção sonora para cinema e televisão, precedidas por capítulo introdutório que sintetiza os principais resultados da investigação.

Em O som do filme: uma introdução (co-edição das editoras universitárias da UFPE e UFPR, R$ 40), Carreiro, Débora Opoiski (PR) e João Godoy (USP) – com quem o pernambucano divide a autoria – trabalharam para fazer deste o primeiro “livro-texto em língua portuguesa a cobrir todas as fases da produção sonora para os meios audiovisuais”.