Curso de Fotografia promove edição do Café com Foto para celebrar o Dia Internacional da Fotografia

agosto. 16, 2021

Data é comemorada em 19 de agosto

O Dia Mundial da Fotografia é comemorado, anualmente, em 19 de Agosto. Para marcar a data, o curso de Fotografia da UNIAESO realiza uma edição do Café com Foto, recebendo os convidados, Elane Abreu de Oliveira e Josivan Rodrigues, para discutir "Fotografia, Arquivos e Acervos". "O recente incêndio da Cinemateca Brasileira reafirmou a pertinência do debate a respeito das apropriações, pesquisas e preservação do patrimônio cultural ", afirma o coordenador do curso, André Aquino.

O evento é gratuito e acontece online, na plataforma Google Meet, a partir das 17h.

SOBRE OS PALESTRANTES

*Elane Abreu de Oliveira é professora e pesquisadora na Universidade Federal do Cariri (UFCA), doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO - UFRJ). É líder do grupo de pesquisa Limbo - Laboratório de Imagem e Estéticas Comunicacionais (CNPq - UFCA) e autora do livro "A fotografia como ruína" (EDUFPE, 2010).

*Josivan Rodrigues é mestre em Design da Informação (UFPE), fotógrafo e produtor cultural, desenvolvendo projetos cujos temas se inserem nos campos da linguagem fotográfica, do espaço urbano, da memória gráfica e dos acervos iconográficos. Entre os seus trabalhos, realizou a pesquisa que deu forma ao livro Cobogó de Pernambuco (2013) e concebeu, também no formato livro, a série Imagens do Recife (2011; 2015), com o intuito de apresentar a cidade a partir da coleção fotográfica do Museu da Cidade do Recife.Também foi o responsável pelo projeto Liêdo — Fotógrafo do Povo, que possibilitou a catalogação e a digitalização do acervo fotográfico do importante pesquisador da cultura popular.

Café com Foto | Fotografia, arquivos e acervos
Quinta-feira, 19 de agosto · 17h às 18h