AESO - Faculdades Integradas Barros Melo

Produção Fonográfica

O tecnólogo em Produção Fonográfica atua em todas as etapas do processo de produção de áudio: pré-produção, gravação, edição, mixagem e masterização, operação de som, divulgação e distribuição do produto final. Domina tecnologias de gravação e produção de áudio para todas as mídias existentes e opera equipamentos de som em estúdios de gravação, rádio, TV e live PA. O curso de Produção Fonográfica das Faculdades Integradas Barros Melo vem abastecer este mercado de trabalho, sendo o primeiro curso específico de formação superior para profissionais técnicos da Região.

O profissional de Produção Fonográfica atua na criação e edição de vinhetas, trilhas, sound effects e conteúdo musical para mídias analógicas e digitais, comerciais, filmes e games. Os formados também podem exercer como sonoplastas e operadores de áudio de emissoras de rádio e TV; DJs; editores de áudio e vídeo de produtoras independentes; sound designers; responsáveis por estúdios de jingles, ensaios e gravações de bandas e artistas.

A ótima infraestrutura é um diferencial da FIBAM. A faculdade conta com laboratórios de informática, estúdios de rádio, televisão, fotografia, animação digital, ateliês de artes plásticas, laboratórios de impressos, entre outros. As salas de aula são equipadas com datashow e equipamentos de TV.

Reconhecido- Portaria SETEC nº 13 de 02/03/2012, publicada no D.O.U. em 06/03/2012 
Expandir Texto

Mensalidade

Até dia o 05 de cada mês,R$ 920,12 . Após dia o 05, R$ 994,72. Valores para os períodos letivos de 2020.

Duração

4 semestres

Vagas

80

A Barros Melo realiza frequentemente seminários e debates gratuitos com personalidades e profissionais do mercado. A Barros Melo também tem uma parceria com um dos mais importantes festivais de música independente do País, o Festival No Ar: Coquetel Molotov, sendo o Palco AESO ponto de revelação dos novos artistas da cena nacional e, é onde os alunos podem atuar em diversões funções do show business. O fruto dessas parcerias também propicia aos alunos diversas palestras sobre temas ligados à produção musical. Os estúdios da cidade estão sempre abertos para oferecer oportunidades para o corpo discente, como Fábrica, Carranca, Casona e Muzak, além do Conservatório Pernambucano de Música que também atua junto à FIBAM em diversas atividades. Além dessas parcerias atuais, o curso de Produção Fonográfica também já realizou ações com outros eventos importantes da cidade, como os festivais Abril pro Rock - que produziu o Festival Microfonia juntamente com a Barros Melo -, o Jack Daniel´s Festival e a Noite do Desbunde Elétrico.

A faculdade mantém uma Central de Estágios (CEA) que, em convênio com mais de 600 empresas locais, viabiliza a inserção do aluno no mercado de trabalho. Entre outros objetivos, a Central coloca o estudante em contato direto com situações concretas da vida profissional. Os anúncios de vagas de estágio nas empresas conveniadas são divulgados no quadro de avisos das salas de aula e espalhados pela IES. 

A instituição conta ainda com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Este programa é voltado para o desenvolvimento científico e iniciação à pesquisa tecnológica de estudantes de cursos Superiores de Tecnologia. Ainda no incentivo à pesquisa, a Barros Melo disponibiliza a Revista Pense Virtual - material de divulgação dos artigos acadêmicos produzidos pelos alunos.  Ainda na área acadêmica, a AESO-Barros Melo também oferta diversos Grupos de Estudos que pesquisam temas atuais e interdisciplinares.
DISCIPLINAS   
 
ACÚSTICA I / II
ATIVIDADES COMPLEMENTARESAUDIOVISUAL 
CONEXÕES E MONTAGEM DE SISTEMAS DE SONORIZAÇÃO 
ELABORAÇÃO DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS CULTURAIS
ELETRICIDADE E ELETRÔNICA
EMPREENDEDORISMO 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I / II
ESTUDOS CULTURAIS E ANTROPOLÓGICOS
ÉTICA E LEGISLAÇÃO 
HISTÓRIA DA MÚSICA 
IMAGEM E MÚSICA
INTRODUÇÃO A HARDS E SOFTS DE MÚSICA   
INTRODUÇÃO AO SOM
METODOLOGIA CIENTÍFICA 
MÚSICA ELETRÔNICA 
OFICINA DE PRODUÇÃO DE EVENTOS
PERCEPÇÃO FREQUENCIAL 
PERCEPÇÃO HARMÔNICA   
PERCEPÇÃO MELÓDICA 
PERCEPÇÃO RÍTMICA 
PÓS-PRODUÇÃO I – MIXAGEM   
PÓS-PRODUÇÃO II – MASTERIZAÇÃO E FINALIZAÇÃO
PRÁTICA DE PRODUÇÃO FONOGRÁFICA
PRODUÇÃO E INDÚSTRIA FONOGRÁFICA 
PRODUÇÃO, DIVULGAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE MÚSICA NA INTERNET 
PROJETO INTEGRADOR – PRODUÇÃO MUSICAL (FONOGRAMA E EVENTO)  RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 
SOM PARA GAMES 
SOM PARA PUBLICIDADE E PROPAGANDA 
SONORIZAÇÃO E EFEITOS DE SOM PARA VÍDEO E CINEMA
TÉCNICAS DE GRAVAÇÃO
TEORIA E HARMONIA MUSICAL I / II
TÓPICOS ESPECIAIS
VIDEOCLIPE   
WORKSTATIONS DIGITAIS 
LIBRAS (OPTATIVA)